Como colar com estilo



Eu nunca fui adepto de colar em provas. Raramente preciso, e quando preciso tenho um pu*a medo de ser pego. Mas eu sempre gostei de conversar durante provas. É sempre útil ter certeza do que está fazendo, então pode ser necessário saber o que seu amigo acha, pra poder satisfazer a sua necessidade de ter certeza.


Como eu disse, nunca gostei de colar, mas sempre gostei da idéia "Se for fazer algo faça bem feito, ou, ao menos, com estilo". Então venho ensinar a vocês como colar com estilo. A chance de ser pego é pequena, só se o aplicador da prova tiver conhecimentos avançados de comunicação (90% das pessoas do mundo não tem o conhecimento necessário). E mesmo se for pego, pelo menos vai estar colando com um método ultra-sofisticado. Esse método se baseia na divisão de colagem conhecida como colante-colão, que consiste em uma pessoa (colante) passar em sigilo as informações para outra pessoa (colão).

A chave do negócio está no Código Morse. Aquele conjunto de pipiipipiipiipiipipi que se você não viu na vida real, já deve ter visto na TV, ou já ouviu falar pelo menos. Aqui a descrição da Wikipedia:

O código morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse e Alfred Vail em 1835, criadores do telégrafo elétrico (importante meio de comunicação a distância), dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímãs que funcionam para emissão ou recepção de sinais.

Uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos:

* pulsos elétricos transmitidos em um cabo;
* ondas mecânicas (perturbações sonoras);
* sinais visuais (luzes acendendo e apagando);
* ondas eletromagnéticas (sinais de rádio);


Eu incluiria mais um item nessa lista, canetas e lápis, e também mãos. É nisso que se baseia o método que vou apresentar. O código morse usa apenas 2 indicadores, comumente chamados de ponto e traço. Você pode usar pra indicar esses 2 sinais qualquer coisa que seja diferente uma da outra. Pode usar uma caneta de um lápis, que fazem barulhos diferentes, batendo na mesa. Pode bater com o dedo. Pode usar sem fazer barulho com sinais.
Eu, particularmente, acho que fazer sinais é muito arriscado, pois alguém pode ver se nao forem muito discretos, mas caso seu amigo de cola estiver do outro lado da sala, pode ser útil. Agora, se for bater lapis na mesa, não tem tanto problema. Só vão achar que você é um doido compulsivo com os nervos saindo pelas narinas de tão nervoso, que não consegue ficar sem bater alguma coisa. Mas tirando isso, fica tudo bem...

Tirando que pode ser muito útil se você sofrer um naufrágio e precisar se comunicar com alguém à distancia. Por uma lanterna, talvez...

Aqui a lista das letras e numeros morse:
A .-
B -...
C -.-.
D -..
E .
F ..-.
G --.
H ....
I ..
J .---
K -.-
L .-..
M --
N -.
O ---
P .--.
Q --.-
R .-.
S ...
T -
U ..-
V ...-
W .--
X -..-
Y -.--
Z --..

0 -----
1 ·----
2 ··---
3 ···--
4 ····-
5 ·····
6 -····
7 --···
8 ---··
9 ----·

Algumas dicas agora. É interessante você modificar o codigo, e criar o seu próprio. Você deve estar pensando "Taqueopariu, já é dificil pra caramba ainda vou ter que criar um". Mas é para o caso de algum professor seu conhecer o código. Tudo em nome da segurança. E levando em consideração que não da pra entender nada do codigo quase, aprender assim, ou com alguns sinais trocados não vai fazer diferença nenhuma. O único problema é que isso tira a vantagem de usar se estiver perdido um dia.

Se não quiser criar um codigo especial, pra nao acabar com essa vantagem, você pode aprender um pouco de criptografia para mandar suas mensagens. Quem sabe em futuros posts escrevo sobre isso.

E uma consideração final, use essa idéia por sua conta e risco. Eu tive ela faz muito tempo, mas nunca usei. Então não é aprovado pelo Inmetro nem nada. Ninguém tem paciencia pra aprender, então não tenho com quem usar.

0 comentários: