Arch Linux - distro ducarai




Aee! Aos leitores usuarios de Linux aí, estou usando distribuição nova. Finalmente decidi mudar do Debian pro Arch.
Das que eu já havia usado, sempre gostei do Slackware por sua simplicidade e ótima performance. Mas ele é muito chato, porque qualquer coisa que vai instalar tem que compilar, o que toma muito tempo e dá trabalho. Então usava o Debian, que apesar de não tão rápido, se instalar ele "pelado" (o SO, não você) fica uma maravilha.
De qualquer forma, agora conheci o Arch, que tem toda a simplicidade (alguns não acham tão simples) do Slack, e a facilidade pra instalar do Debian. E quando entrei no site dele vi que tinha uma versão que tinha o nome de "Don't Panic". Então não tive dúvidas, era isso que eu estava procurando! Além do mais, ela tem esse logo maneiro aí do lado.

Bom, minha primeira impressão foi a seguinte. Se o pessoal diz que usar Slackware é suicídio, o Arch é pedir pra ser torturado pelo Darth Vader. Como sou um pouco noob, levei 4 dias pra deixar o sistema funcionando com interface gráfica hehehe. Cheguei a conclusão que é a melhor distro pra quem quer aprender. Vou passar aqui minhas experiencias, caso alguém também queira se aventurar, não vai passar por isso.

Pra começar você instala ele apenas em modo de texto. E ele não configura nada pra você. Tudo na mão em linha de comando. Levei 2 dias pra configurar a internet. Eu não sabia como fazer isso, porque as outras distros faziam pra mim! Por isso reforço, é a melhor pra aprender. Uso rede DHCP aqui, então foi só dar o comando:

# dhcpcd -d eth0
Simples, tudo funcionando beleza. Agora pra instalar foi simples. Pra quem vem do Debian, ou derivados, é quase a mesma coisa, mudando do apt-get pra pacman. Agora pra instalar a interface gráfica. Mais 2 dias uhauhauhauhauhau
Bom, esse não foi tão difícil, pois aprendi a fazer na época que instalei o Debian "pelado" (o SO, não eu²). É só aprender a usar o Pacman, aqui um ótimo tutorial. E aqui um de pós-instalação que pode ajudar muito. Na época do Debian, tive muita dificuldade em configurar, até que uma brilhante idéia surgiu em minha mente. "Vou rodar o live-cd do Ubuntu, copiar o arquivo de configuração e vai funcionar". Pimba! Deu certo heheheh. Então salvei o arquivo pra não precisar fazer isso de novo.
O que eu tive de dificuldade dessa vez foi pra poder entrar com meu usuário normal, só dava com o root. Esse me deu a idéia da solução quando estava tomando banho. O que estava acontecendo era que o meu usuario não era o dono das pastas dele, então não conseguia abrir. Foi só colocar:
# chown -R usuario /home/usuario
Agora o negócio ta funcionando legal. To gostando muito dele. Ele se instala apenas o basicão, e você adiciona o que quer. Isso deixa o sistema com uma performance incrível. A vez que tentei fazer isso no Debian tive alguns problemas pra instalar alguns programas. O Apt-get não buscava algumas dependencias porque elas eram instaladas por padrão. Mas não foram instaladas por mim, porque só coloquei o básico. Então tive que procurar na mão.

Alguns links úteis
Arch Linux - Site oficial
Arch Linux Br - Site oficial brasileiro
Hugo Doria - Ele é um dos mais antigos usuarios Arch do Brasil. Tem muita coisa útil no blog.
Guias - Lista de guias úteis para o Arch

0 comentários: